Guia Turistico da Cidade
===============================================================
Situada na Chapada Diamantina, com o título de Rota do Ouro, a bela Rio de Contas, no topo da Serra das Almas vem agraciar-nos com sua história, cultura, paz e acolhimento único em um tempo onde o patrimônio maior de sua cidade são seus habitantes, sua arquitetura e sua simplicidade.
A cidade surgiu como centro de mineração de ouro e era parada obrigatória no Caminho Real. para o tesouro real. Denominados de Estrada Real, e de propriedade da Coroa, de tornaram livres com o fim da era da mineração.
Os caminhos reais eram as vias oficiais de comunicação por onde circulavam as pessoas e mercadorias, especialmente ouro e diamantes, controlados pela coroa para que se pude-se extrair o máximo de tributos
É uma das raras "cidades novas " coloniais.
Está situada no centro sul baiano, ao sul da chapada diamantina e distante 736km de Salvador. Situada na vertente oriental da Serra das Almas, tem sua sede situada a margem esquerda do Rio Brumado.
Rio de Contas surgiu como um cetro de mineração de ouro e logo se transformou em Capital Regional. Com o esgotamento de suas jazidas, desenvolveram-se o artesanato e a agricultura baseada no café, cana de açucar, cereais e tubérculos. O município mede 1.052,30km2 e compreende tres distritos: Rio de Contas (sede), Arapiranga Marcolino Moura, com uma população total de 13.007 habitantes ( IBGE, 2010)