DENOMINAÇÃO |
Rezador de Terço e Oficio |
identificado |
17 |
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sim |
não |
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TIPO |
FORMA DE EXPRESSÃO |
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CONDIÇÃO ATUAL |
X VIGENTE / ÍNTEGRO MEMÓRIA RUÍNA |
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OCORRÊNCIA |
ÉPOCA |
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LUGAR |
Lagoa Grande |
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DESCRIÇÃO |
O Srº Mariano tem 70 anos, foi muito convidado pela comunidade para rezar o terço e o oficio. Quando morre alguém já é uma tradição ele ficar a noite toda. Tinha três matracas e na Semana Santa costumava se vestir com um lençol branco para fazer a Encomendação das Almas. |
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REGISTROS |
Eduardo Azevedo |
NO |
Cf. Anexo 2 |
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CONTATOS |
Mariano Pereira Dias |
NO |
Cf. Anexo 4 |
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DENOMINAÇÃO |
Mesa de Santo |
identificado |
18 |
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sim |
não |
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TIPO |
FORMA DE EXPRESSÃO |
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CONDIÇÃO ATUAL |
VIGENTE / ÍNTEGRO MEMÓRIA RUÍNA |
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OCORRÊNCIA |
ÉPOCA |
Há 36 anos |
LUGAR |
Boqueirãozinho/Afonsinho |
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DESCRIÇÃO |
Há muito tempo ele trabalha com mesa de santo. Recebe o guia ogum, exu e um boiadeiro. Fazia o se trabalho em qualquer dia da semana menos no domingo. No sábado de Aleluia fazia uma grande festa que marcava a abertura dos trabalhos do terreiro. Há 2 anos ,após a morte da esposa não fez mais a festa. Tem um grande poder de cura. Já tratou muita gente da família e pessoas que já chegaram a ele em estado critico às vezes até amarradas e ele consegue acalma-las com seus trabalhos. È sempre procurado para benzer as pessoas |
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REGISTROS |
Eduardo Azevedo |
NO |
Cf. Anexo 2 |
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CONTATOS |
Afonso Ribeiro Gama |
NO |
Cf. Anexo 4 |
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DENOMINAÇÃO |
Quadrilhas/Jornadas de São João |
identificado |
19 |
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sim |
não |
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TIPO |
FORMA DE EXPRESSÃO |
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CONDIÇÃO ATUAL |
X VIGENTE / ÍNTEGRO X MEMÓRIA RUÍNA |
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OCORRÊNCIA |
ÉPOCA |
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LUGAR |
Arapiranga |
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DESCRIÇÃO |
Segundo os moradores mais antigos da comunidade, a Quadrilha de São João não é nada parecida com a de antigamente, onde a comunidade participava quase em massa. A maioria das casas fazia fogueiras e distribuíam comidas da região-canjica, amendoim cozido, pamonha, leitoa assada e licor de jenipapo. Em algumas casa tem encontros religiosos nos dias de São João,Santo Antonio e São Pedro, A festa maior acontece na Praça ,a quadrilha com casamento caipira seguida de som de sanfona,triangulo,pandeiro e zabumba. O forró acontece a noite toda. As ruas e as casas são enfeitadas com bandeirolas de papel de seda, bananeiras e bambus. |
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REGISTROS |
Alcidnéia Novais |
NO |
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CONTATOS |
Alcidnéia Novais |
NO |
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DENOMINAÇÃO |
Coco |
identificado |
20 |
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sim |
não |
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TIPO |
FORMA DE EXPRESSÃO |
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CONDIÇÃO ATUAL |
VIGENTE / ÍNTEGRO X MEMÓRIA RUÍNA |
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OCORRÊNCIA |
ÉPOCA |
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LUGAR |
Várzea da Anta |
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DESCRIÇÃO |
D. Octilia de Jesus Santos tem 96 anos e conta que o seu esposo era muito inteligente. Ele tinha um livro que anotava as músicas que juntamente com o seu Grupo de Coco criavam. O coco era um tipo de cantoria da época |
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REGISTROS |
Eduardo Azevedo |
NO |
Cf. Anexo 2 |
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CONTATOS |
Octilia de Jesus |
NO |
Cf. Anexo 4 |
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DENOMINAÇÃO |
Chula |
identificado |
21 |
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sim |
não |
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TIPO |
FORMA DE EXPRESSÃO |
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CONDIÇÃO ATUAL |
VIGENTE / ÍNTEGRO MEMÓRIA RUÍNA |
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OCORRÊNCIA |
ÉPOCA |
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LUGAR |
Barra |
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DESCRIÇÃO |
A Chula é uma dança, cujos parceiros são homens. Um joga um verso e o outro joga para arrebatar. Atualmente na comunidade de Barra não praticam mais. Segundo Srº Ermelindo era muito importante porque era espiritual, usavam as idéias e hoje com os aparelhos que faz tudo,e faz também o povo perder os vínculos. Antes envolvia toda a comunidade |
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REGISTROS |
Carmo Joaquim |
NO |
Cf. Anexo 2 |
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CONTATOS |
Ermelindo Joaquim da Silva |
NO |
Cf. Anexo 4 |
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DENOMINAÇÃO |
Bendengó |
identificado |
22 |
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sim |
não |
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TIPO |
FORMA DE EXPRESSÃO |
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CONDIÇÃO ATUAL |
VIGENTE / ÍNTEGRO MEMÓRIA RUÍNA |
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OCORRÊNCIA |
ÉPOCA |
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LUGAR |
Barra |
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DESCRIÇÃO |
O Bendengó é uma forma de expressão muito divertida, forma-se a roda e a coreografia é bastante diversificada, seguida da brincadeira de dar “um tapaço” em quem errar ou sair do compasso. Segundo Fiinha o Bendengó era quase que desconhecido, atualmente são convidados para várias apresentações, nas comunidades vizinhas, noutros municípios a exemplo de Salvador. O importante diz Fiinha é que a manifestação ajuda na organização da comunidade e quer ver crianças e jovens à frente para valorizar mais a cultura. Para Maria José é uma tradição que tem uma importância muito grande para a comunidade e deve ser passada de geração em geração |
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REGISTROS |
Carmo Joaquim - Fotos e reportagens |
NO |
Cf. Anexo 2 |
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CONTATOS |
Palmira Maria Luz (Fiinha) Maria José dos Santos |
NO |
Cf. Anexo 4 |
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DENOMINAÇÃO |
Cantiga de Roda |
identificado |
23 |
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sim |
não |
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TIPO |
FORMA DE EXPRESSÃO |
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CONDIÇÃO ATUAL |
VIGENTE / ÍNTEGRO X MEMÓRIA RUÍNA |
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OCORRÊNCIA |
ÉPOCA |
1955 |
LUGAR |
Umbuzeiro dos Santos |
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DESCRIÇÃO |
Segundo nossa entrevistada, antigamente” o folclore era muito festejado”, as pessoas gostavam muito de brincar de roda . Hoje é uma brincadeira de criança da pré-escola. Enquanto que naquela época era usada pelas moças e rapazes em noite de festa de casamento nas roças, e até mesmo nos finais de semana em noite de luar. Reunia um grupo e ia brincar de jogar versos um para o outro . Com isso se divertiam e dali saia namoros e até casamentos e brigas também a depender dos versos que jogavam. As cantigas de roda eram um atrativo para as pessoas da comunidade que não tinha,m outra diversão e também não existia luz elétrica. As cantigas de roda conhecida pela entrevistada segundo ela são de origem portuguesa e italiana |
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REGISTROS |
Lucemar M ramos |
NO |
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CONTATOS |
Etelvina Leite Abreu |
NO |
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DENOMINAÇÃO |
Cantiga de Roda |
identificado |
23 |
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sim |
não |
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TIPO |
FORMA DE EXPRESSÃO |
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CONDIÇÃO ATUAL |
VIGENTE / ÍNTEGRO X MEMÓRIA RUÍNA |
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OCORRÊNCIA |
ÉPOCA |
Festas Populares |
LUGAR |
Barra do Brumado |
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DESCRIÇÃO |
D. Carmelita lembra que antigamente em todas as festas a comunidade se divertia com as cantigas de roda |
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REGISTROS |
Carmo Joaquim da Silva |
NO |
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CONTATOS |
Carmelita Laura da Silva |
NO |
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DENOMINAÇÃO |
Cordel /Cantoria/ Moda de Viola |
identificado |
23 |
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sim |
não |
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TIPO |
FORMA DE EXPRESSÃO |
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CONDIÇÃO ATUAL |
VIGENTE / ÍNTEGRO MEMÓRIA RUÍNA |
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OCORRÊNCIA |
ÉPOCA |
Ano todo |
LUGAR |
Rio de Contas Arapiranga Mato Grosso |
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DESCRIÇÃO |
Natural de Itapetinga, Valdemir veio para Rio de Contas em 1964. O seu pai Abdon Carlos São José era repentista, memorizava tudo com muita facilidade. Valdemir herdou isso de seu pai e desde os 08 anos de idade produz textos de cordel, atualmente está com 49 anos. Vadim de Terenço tem como atividade principal à agricultura, mas também é reconhecido pela comunidade como o Vadim do Cordel, da Moda de Viola e da Cantoria. Em Mato Grosso o Sr. Antonio Batista além de ser a liderança do Terno de Reis, é requisitado para cantorias, rodas de samba e moda de viola. È autor de algumas modas de viola e samba |
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REGISTROS |
Carlos Landulfo de Souza Pau-Ferro |
NO |
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CONTATOS |
Valdemir Carlos São José – Rio de Contas Etevaldo Teixeira (Vadim de Terenço) – Arapiranga Antonio Batista – Mato Grosso |
NO |
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