Corpus Christi

Corpus Christi é uma das festas mais belas de Rio de Contas. Tradicionalmente, os tapetes são confeccionados pelos alunos das escolas públicas, com o auxílio dos professores. Todos se unem para transformar a cidade em um enorme tapete por onde Jesus Sacramentado irá passar.

Na noite da quarta-feira que antecede o dia de Corpus Christi, a cidade é toda iluminada com luminárias penduradas nas casas e prédios públicos. É uma verdadeira beleza! Uma missa campal é celebrada em frente a Igreja Matriz nos dias da festa.

Na quinta, logo cedo, às 5 horas, uma alvorada segue pelas ruas da cidade soltando fogos e animando moradores e visitantes com a orquestra filarmônica. Ao final da alvorada, os alunos e seus professores iniciam a confecção dos tapetes, que fica pronta próximo ao horário da missa, às 10h. A porta de todas as casas é enfeitada pelos próprios moradores com flores e plantas. É lindo ver como naturalmente as pessoas se movimentam para manter a tradição.

À tarde acontece a adoração do Santíssimo Sacramento, que percorre as ruas passando por cima dos belos tapetes.
A cidade recebe muitos visitantes que aproveitam o feriado prolongado para curtir a vida pacata de Rio de Contas. E muitos vão somente para prestigiar este momento solene da procissão pelos tapetes.