Pico das Almas

O Pico das Almas é o atrativo mais belo e requisitado de Rio de Contas. É o terceiro maior monte do nordeste, com mais de 1800 metros de altitude. Muito procurado por amantes do trekking e pesquisadores da área da botânica, pelo seu grau de dificuldade e pela diversidade natural.

Pela sua riqueza de espécies vegetais,  no ano de 1968 foi feita uma importante pesquisa pelo o Jardim Botânico de Londres. A pesquisa resultou em um livro com 853 páginas catalogando 1200 espécies de plantas (orquídeas, bromélias, sempre vivas, velósias). No Pico da Almas foram encontradas 105 espécies endêmicas (que só são encontradas ali). Foi detectado que, na proporção, ali existe a maior biodiversidade da América Latina. É um verdadeiro santuário ecológico!

Para se chegar à base do pico, é preciso percorrer 18 Km de carro, de preferência um 4×4, pois a estrada se encontra em estado precário. Depois são 6km de caminhada em direção ao topo, com trechos bastante íngremes, e com poucas sombras. É importante levar bastante água pela intensidade do calor do percurso. Pela trilha existe uma pequena lagoa de água verde transparente, formada pela água das chuvas. Quase que uma miragem. Uma ótima pedida para se refrescar do calor.

Pelo risco de se perder na trilha, sugerimos que entre em contato com as Agências e Guias de Rio de Contas e contrate o serviço de guia.

Veja no Mapa

 Pico das Almas

Valor do atrativo: Valor cobrado pelo guia.
Percurso de carro: 18km.
Percurso a pé: 6km.
Tempo médio de carro: 1 hora e 30 minutos por trecho.
Tempo médio de caminhada: 2 horas por trecho.
Grau de dificuldade do trekking: Moderado a difícil.
Roupas e equipamentos: Roupa para caminhada, tênis e mochila pequena.
Média de duração do passeio: 7 horas.
 DICA: Levar comida e água para se abastecer durante o trekking.

PicodasAlmas-12