Arquivo Público Municipal

Rio de Contas possui um Arquivo Público Municipal, que se tornou referência para professores, acadêmicos e pesquisadores da história do Brasil. O Arquivo abriga documentos datados do século XVIII, a partir de 1724, contendo cartas de alforrias, registros de escravos, decreto de império, um divórcio eclesiástico de 1882, dentre outros.

No primeiro semestre do ano de 2016, mais de 80 mil documentos foram digitalizados através do Projeto “Preservando a Memória Documental da Chapada Diamantina”, realizado pela equipe técnica do IPHAN de Rio de Contas. O trabalho realizado é de extrema importância para a disponibilidade e perpetuação destes documentos tão importantes para resgatar nossa história.

O acervo documental existente no Arquivo Público Municipal de Rio de Contas encontra-se aberto à consulta pública, visitas e exposições.

A respeito do edifício, pelas suas características tipológicas, foi construído no final do século XIX em paredes de alvenaria de adobe. Sua planta é típica das casas e residências urbanas e rurais da Chapada Diamantina e Serra Geral.

Fonte: Inventário de Proteção do Acervo Cultural da Bahia.

Visite os demais atrativos históricos, e vislumbre a riqueza histórica de Rio de Contas.

Arquivo Público Municipal

Data da construção: No final do século XIX.
Tombada como Patrimônio Histórico?: Sim, pelo SPHAN.
Valor do atrativo: Gratuito.
Horário de funcionamento: Das 8:00 às 16:00.