Atrativos Históricos

Igreja Matriz do Santíssimo Sacramento

A Igreja Matriz é o melhor exemplar de arquitetura religiosa que se conserva em todo o sertão baiano. Foi construída no século XVIII, e não foi concluída. Sua construção foi feita em alvenaria de pedra, pela mão escrava, e ostenta notável carpintaria.

Veja Mais »

Igreja de Senhora Santana

A Igreja de Senhora Santana é um exemplar raríssimo com três naves e capela-mor, que se comunica com as sacristias laterais. É provável que a preferência pelas três naves tenha sido trazida pelos mineiros, que chegaram à região em busca de pedras preciosas.

Veja Mais »

Casa de Câmara e Cadeia

A antiga Casa de Câmara e Cadeia foi toda construída em alvenaria de pedra. Funcionava no térreo a cadeia, a casa do carcereiro e do corpo-da-guarda; e no 2º pavimento, a Câmara e Audiência. Era considerada a cadeia mais temida de todo alto sertão da Bahia.

Veja Mais »

Prefeitura Municipal

O edifício da Prefeitura Municipal era a antiga vivenda de família bastada, como se pode notar pelas suas dimensões e acabamentos. Não há indícios de que a casa sofreu grandes modificações quando transformada em edifício público. Sua planta se mantém fiel à original.

Veja Mais »

Arquivo Público Municipal

O Arquivo Público Municipal se tornou referência para professores, acadêmicos e pesquisadores da história do Brasil. O Arquivo abriga documentos datados a partir de 1724, contendo cartas de alforrias, registros de escravos, decreto de império, dentre outros.

Veja Mais »

Teatro São Carlos

O Teatro São Carlos é um pequeno teatro datado de 1892, com marcado sabor popular. Tudo é ingênuo nesta casa de exibição: seu programa, sua planta, sua decoração. Sua fachada atual denota influência Art-Decó. Ele é possivelmente o 12º teatro do Brasil e o 2º da Bahia.

Veja Mais »

Mercado Público Municipal

A construção do Mercado Público Municipal foi iniciada pelo Intendente Coronel Carlos Souto. Mas foi inaugurado em 1927 pelo Coronel Rodolfo Abreu. Sua estrutura foi constituída em alvenaria de pedra, vazada por arcos. Atualmente funciona no local a Biblioteca Municipal.

Veja Mais »

Conjunto Arquitetônico

Visitar o conjunto arquitetônico de Rio de Contas é como percorrer as páginas da história do Brasil. Os prédios e casarios estão muito bem preservados.

Veja Mais »

Atrativos Culturais e Religiosos

Passeio das Comunidades

Atrativos | Rio de Contas | Chapada Diamantina | Passeio das Comunidades

Um tour cultural bem interessante é o Passeio das Comunidades. São duas comunidades de negros, descendentes de africanos, e uma de brancos, descendentes de portugueses. Brancos e negros não se misturam, mas todos vivem harmoniosamente.

Veja Mais »

Fazenda Vaccaro

Atrativos | Guia Rio de Contas | Chapada Diamantina | Fazenda Vaccaro | Serra das Almas

A Fazenda Vaccaro é um atrativo recheado de opções. Envolve cultura, gastronomia e natureza. O mais interessante é conhecer a produção da famosa Cachaça Serra das Almas. Toda a produção utiliza de produtos cultivados de forma orgânica na própria fazenda.

Veja Mais »

Capelinha do Bom Jesus

Atrativos | Rio de Contas | Chapada Diamantina | Capelinha do Bom Jesus

A Capelinha do Bom Jesus fica no alto de um morro, e por isto oferece uma vista maravilhosa da cidade de Rio de Contas e das serras que envolvem a cidade. Já foi ponto de pouso do Sabiá, o aventureiro que salta de pára-quedas pelo mundo afora.

Veja Mais »

Atrativos Naturais e de Aventura

Cachoeira do Fraga

Atrativos | Rio de Contas | Chapada Diamantina | Cachoeira do Fraga

A Cachoeira do Fraga é a mais próxima do Centro de Rio de Contas, apenas a 12 minutos de carro, e por isto é a mais visitada. Ela é a preferência de grupos de amigos que se reúnem para curtir um som, fazer um churrasco e se refrescar nas águas geladas.

Veja Mais »

Ponte do Coronel

A Ponte do Coronel em Rio de Contas é uma excelente opção para acampamentos e piqueniques. As águas claras são convidativas a um delicioso banho na companhia de pequenos peixes. Com corredeiras e os poços esverdeados que encantam os olhos!

Veja Mais »

Cachoeira Lavra Velha

Atrativos | Rio de Contas | Chapada Diamantina | Cachoeira Lavra Velha

A Cachoeira Lavra Velha é uma das mais belas cachoeiras de Rio de Contas. Ao chegar no local, os visitantes avistam as duas quedas d'água seguidas de dois grandes e profundos poços de águas claras excelentes para se refrescar da caminhada.

Veja Mais »

Pico das Almas

O Pico das Almas é o atrativo mais belo e requisitado de Rio de Contas. É o terceiro maior monte do nordeste, com mais de 1800 metros de altitude. Muito procurado por biólogos e amantes do trekking, pelo seu grau de dificuldade e pela diversidade natural.

Veja Mais »

Água Suja

Atrativos | Rio de Contas | Chapada Diamantina | Água Suja

A Água Suja é o local ideal para os amantes do 4x4. A trilha é bem bacana para curtir um percurso off-road com belas paisagens e desfrutar dos poços de águas claras ao final da estrada. O local é bem parecido com uma prainha, excelente para preparar um delicioso churrasco.

Veja Mais »

Pico do Itobira

O Pico do Itobira é o segundo ponto mais elevado do nordeste, com 1970 metros de altitude. Pelo caminho é possível ver vários tipos de orquídeas, bromélias, velósias, barbacéneas, sempre-vivas e plantas carnívoras, a variedade de plantas é muito grande.

Veja Mais »

Serra do Barbado

A Serra do Barbado é a montanha mais elevada da região nordeste do Brasil. Com 2033 metros de altitude, está localizado entre as cidades de Rio de Contas, Abaíra e Rio do Pires. Seu nome é devido ao macaco barbado, que vivia próximo a serra.

Veja Mais »

Poço das Andorinhas

Atrativos | Rio de Contas | Chapada Diamantina | Poço das Andorinhas

O Poço das Andorinhas é um dos atrativos mais queridos de Rio de Contas. A beleza de seus poços, de cor verde esmeralda, e o visual exuberante da trilha encantam seus visitantes. O nome do poço é devido a uma gruta onde moram muitas andorinhas.

Veja Mais »